No passado sábado, o Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) realizou a sua Assembleia Geral Extraordinária (AGE), que reuniu quase 200 associados no Teatro Aberto, em Lisboa — um número que representa a AGE mais participada da história do Sindicato.
Apesar de não ter sido atingido o quórum de 10%, foi possível:
- conhecer a situação atual no SMZS, desde a sua origem, com o apoio de um jurista do nosso serviço jurídico (aprovado pela Assembleia, por proposta da MAG);
- esclarecer as dúvidas dos associados presentes, nomeadamente sobre a origem jurídica da situação atual;
- reforçar o apoio à Direção e à continuidade da ação sindical, mesmo perante tentativas de boicote como a eventual colocação de uma providência cautelar para impedir a realização da AGE — posição condenada pelos presentes.
A AGE mostrou que existe uma vontade coletiva clara de modernizar o funcionamento do Sindicato, aumentar a participação e garantir a sua continuidade.
A Direção compromete-se a:
- analisar as soluções jurídicas e estatutárias necessárias para preservar e defender o Sindicato;
- promover eleições para os corpos gerentes;
- manter uma defesa firme e responsável dos interesses dos associados.
Também ao longo do dia, durante as duas sessões do Fórum FNAM – Justiça, Dignidade e Inovação, discutimos o percurso dos médicos ao longo da carreira e os desafios do SNS – desde o internato médico, o trabalho dos médicos especialistas à aposentação. E partilhámos testemunhos de médicos que tomaram diferentes caminhos, dentro e fora do SNS.
A todos os que participaram — o nosso profundo obrigado. Contamos com todos.
Juntos, seguimos mais fortes.
A Direção do SMZS